Google Chrome está melhor e consome menos energia e recursos

A procura de um Chrome melhor

Há muito que a Google procura tornar o seu browser uma ferramenta mais comedida no que toca a consumo de recursos. Esta não tem sido uma tarefa simples e a maioria das soluções apresentadas não conseguiu ainda fazer mudar a opinião dos muitos utilizadores do Chrome.

A gigante das pesquisas volta agora a tentar melhorar o seu browser, com duas novas funcionalidades.

Estas procuram reduzir os consumos de recursos, tornado assim o chrome menos exigente no que toca a funcionar em qualquer um dos sistemas onde está presente.

Chrome Google browser recursos energia

Duas novidades da Google para o browser

A forma como a Google pretende fazer isso no Chrome acaba por ser simples e até, espera-se, muito eficiente. Irá colocar em pausa os separadores que não estão a ser usados e que como tal não são essenciais para o utilizador. Para isso irá escolher alguns dos elementos e não os deixar executar.

Do que descreve, a Poupança de memória liberta memória dos separadores inativos. Isso permite que os separadores ativos e outras apps tenham mais recursos do computador e mantém o Chrome rápido. Os seus separadores inativos ficam novamente ativos de forma automática quando regressar aos mesmos. Se pretender pode criar exceções para os seus sites mais usados.

Chrome Google browser recursos energia

Menos recursos e energia consumidos

Já a poupança de energia faz o Chrome limitar a atividade em segundo plano e os efeitos visuais, como o deslocamento suave e as velocidades de frames do vídeo, sta pode ser ativada em dois momentos distintos, à escolha do utilizador. Falamos de quando a bateria atingir os 20% ou quando o PC estiver desligado.

Estas novas opções chegam com a última atualização do browser da Google e estão ativas de forma nativa, podem ser controladas no separador, Desempenho (chrome://settings/performance) que está nas Definições do Chrome, aqui estas 2 opções podem ser ativadas ou desativadas.

Comentários