Garuda Linux “ Raptor ” Substitui o mkinitcpio em Favor do Dracut

Prepare-se para ficar deslumbrado com o novo lançamento do Garuda “ Raptor ”, o sistema operacional baseado em arco com uma aparência colorida e moderna, além de novos recursos interessantes.

Garuda é uma distribuição Linux baseada em Arch relativamente nova que em breve terá três anos. Uma coisa é certa: não deixará ninguém indiferente. Você vai se apaixonar por ela ou rejeitá-la imediatamente. Não há meio termo.

“ O arco para seres humanos ” é a maneira mais simples de descrever Garuda. Mas, é claro, com o qualificador obrigatório, além de respiração de dragão adicionada e uma cachoeira de cores. Mas, por favor, não pense que essa é outra distribuição do Linux com um papel de parede alterado e um tema de ícone. Não, estamos falando de uma obra de arte, alto profissionalismo e atenção a todos os detalhes.

Essas características o tornam um dos as melhores distribuições baseadas em arco enquanto também traz nossa atenção para isso. E o Garuda Linux lançado recentemente “ Raptor ” ( 230305 ) apenas confirma essa crença. Portanto, sem mais delongas, vejamos o que mudou.

Garuda Linux “ Raptor ”: O que há de novo?

Garuda Linux “Raptor” KDE dr460nized Edition.

A nova versão “ Raptor ” inclui toda a gama de ambientes de desktop e gerenciadores de janelas – GNOME, Canela, Xfce, MATE, LXQt, Wayfire, Sway, i3WM e Qtile. No entanto, adicione mais duas edições especiais a esta lista: KDE Lite – para usuários que não desejam software e funcionalidades extras e KDE-Git – para usuários que desejam testar o software mais recente. Onde quer que você olhe, a lista é impressionante.

O foco principal, no entanto, continua sendo a principal edição baseada em plasma do KDE da Garuda, ou o dr460nized do KDE, como os desenvolvedores o nomearam. E está relacionado a uma das novidades do novo lançamento “ Raptor ”.

Painéis de plasma substituídos

Nas edições dr460nized anteriores de Garuda, a distribuição dependia muito dos recursos da Latte-Dock para funcionalidades do painel. No entanto, este não é mais o caso. Por quê? Porque o desenvolvimento da Latte-Dock agora cessou mais ou menos. Em resposta, a edição dr460nized do Garuda agora apresenta painéis de plasma.

Essa alteração tira um pouco do fator de apelo dos colírios da edição dr460nized, perdendo recursos como cores / transparência da barra superior. A usabilidade também é impactada até certo ponto, pois não será mais possível arrastar a barra superior para mover as janelas. No entanto, esperamos que essas alterações tornem a experiência de desktop da edição dr460nized do KDE muito mais estável, mas também diferente.

Os desenvolvedores recomendam que os usuários mudem imediatamente para o uso de painéis de plasma “antes que seja tarde demais.” Mas não se preocupe. O aplicativo interno Garuda System Maintenance tentará detectar automaticamente as configurações do Latte-Dock para oferecer uma migração fácil a partir desta versão.

Dracut Em vez de mkinitcpio

A outra mudança significativa na versão Garuda “ Raptor ” é a substituição do mkinitcpio, um script Bash usado para criar um ambiente inicial de ramdisk, com Dracut. Inicialmente desenvolvido pela Red Hat, o Dracut é uma ferramenta que fornece funcionalidade aprimorada para automatizar o processo de inicialização do Linux. Ele cria os initramfs dinamicamente com base no tipo de pacotes detectados, sem necessidade de intervenção adicional.

Portanto, começando com a versão “ Raptor ”, o Garuda Linux não depende mais do mkinitcpio para fornecer essa funcionalidade e usa o Dracut. Você pode encontrar mais sobre o assunto no wiki da distribuição.

Assistente de configuração aprimorado

O Setup Assistant é uma das muitas ferramentas desenvolvidas especificamente para o Garuda para facilitar a vida do usuário regular do Linux. Permite instalar rápida e facilmente software amplamente utilizado no seu sistema.

App Assistente de Configuração

De um aplicativo cliente a drivers GPU ou uma versão específica do kernel Linux, tudo está a um clique de distância. Na versão Garuda “ Raptor ”, o aplicativo recebeu uma aparência ainda mais limpa, baseada em Qt, facilitando o trabalho. Além disso, o aplicativo agora adicionou suporte para detectar dispositivos NVIDIA, além de pacotes adicionais para instalar.

Outros destaques Garuda “ Raptor ”

Sob o capô, esta versão é alimentada pelo Linux 6.2.2 Zen Kernel, acompanhado de glibc 2.37, GCC 12.2.1 e Binutils 2.40. No lado do aplicativo de desktop, os usuários entram na instalação padrão FireDragon 110, um fork do navegador LibreWolf com integração aprimorada do KDE, padrões mais sanitários e marca personalizada.

Navegador da Web FireDragon.

Ficamos encantados em ver o Editor de texto micro, dos quais somos grandes fãs, incluídos. Para satisfazer suas necessidades multimídia, os desenvolvedores forneceram o mpv media player, que chega aqui em sua versão mais recente, 3.35.1.

Finalmente, olhando para “pacman.conf,” você descobrirá que o Chaotic-AUR, o repositório personalizado usado pelo Garuda Linux, agora foi movido para o topo, ou seja, aquele com a maior prioridade sobre o Arch. De acordo com os desenvolvedores, por aqui, eles tornaram o repo mais atraente para outras distribuições baseadas em Arch, não incluindo pacotes específicos da Garuda e tendo um mecanismo para sobrepor pacotes problemáticos do repo Arch.

Consulte o anúncio de lançamento para informações detalhadas sobre todas as alterações no Garuda Linux “ Raptor. ”

Baixar Garuda “Raptor”

Se você quiser experimentar a versão Garuda Linux “ Raptor ”, os requisitos do sistema são um pouco mais altos do que em outras distribuições Linux, mas ainda estão dentro dos limites normais.

  • Espaço de armazenamento de 30 GB
  • 4 GB de RAM
  • Cartão de vídeo com OpenGL 3.3 ou superior
  • Sistema de 64 bits

Você pode baixar uma das muitas variantes que a distribuição oferece aqui.

Em conclusão, podemos apenas dizer que a versão Garuda “ Raptor ” ganhou totalmente nosso carinho, e é altamente recomendável experimentá-lo. É uma das respirações mais exclusivas e refrescantes do mundo Linux. Então, o que você está esperando? Monte o dragão e voe alto!

Comentários