Talvez você já tenha tido dificuldades para acessar alguns sites em específico. O motivo de não conseguir entrar em determinados endereços pode estar relacionado um problema no servidor DNS que o seu aparelho está acessando. Caso desconheça, o DNS é um sistema de gerenciamento de nomes nas redes e na internet. Ele é responsável por localizar e traduzir para números IP os endereços dos sites que digitamos nos navegadores. Alterar o DNS em um celular Android ou computador com Windows pode parecer uma tarefa difícil, mas é mais fácil do que você imagina.

Como usar o DNS do Google no Windows 10 /11?
Embora a interface de usuário do Windows 11 seja um diferente da encontrada no Windows 10, a lógica de acesso para recursos básicos continua sendo a mesma. Por esse motivo, utilizaremos o Windows 10 como exemplo para demonstrar como alterar o DNS no sistema operacional da Microsoft.
- Passo 01: Acesse a barra de pesquisa do Windows clicando no menu Iniciar no canto esquerdo da barra de tarefas.
- Passo 02: Digite “Exibir conexões de rede” e selecione.

- Passo 03: Na janela “Conexões de Rede” clique com o botão esquerdo na opção que não estiver com um símbolo de “X” vermelho, que é o hardware que está sendo utilizado para realizar a conexão com a internet no momento. Com o menu suspenso aberto, selecione “Propriedades”.

- Passo 04: No caso de um notebook, você deverá acessar a janela “Propriedades de Wi-Fi”. Localize nela o “Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4)” e o “Protocolo IP Versão 6 (TCP/IPv6)”.

- Passo 05: Selecione o “Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4)” e clique no botão “Propriedades”.

- Passo 06: Clique em “Usar os seguintes endereços de servidor DNS” e insira algum dos servidores DNS abaixo. Em seguida, selecione o botão “Ok”
- Google – Servidor DNS preferencial: 8.8.8.8 ; Servidor DNS alternativo: 8.8.4.4;
- CloudFlare – Servidor DNS preferencial: 1.1.1.1 ; Servidor DNS alternativo: 1.0.0.1;


- Passo 07: Repita os passos 4, 5 e 6 para o “Protocolo IP Versão 6 (TCP/IPv6)”.
Pronto, agora o problema de acesso aos sites ou lentidão deve ter sido resolvido. Entretanto, caso a sua internet tenha parado de funcionar, basta repetir do passo 1 ao 6, mas desta vez selecionar “Obter o endereço dos servidores DNS automaticamente” e em seguida clicar no botão “Ok”.
Como usar o DNS do Google no Android?
- Passo 01: Com a tela do seu celular Android desbloqueada, selecione o ícone “Configurações” do seu smartphone.
- Passo 02: Selecione a opção “Wi-Fi & internet”.

- Passo 03: Selecione “Wi-Fi”.

- Passo 04: Localize a rede que você está tentando conectar ou que já está conectada ao celular, selecione e segure por um tempo até aparecer duas opções (“esquecer” e “modificar”).

- Passo 05: Selecione modificar.

- Passo 06: Aparecerá uma janela com a opção de preencher a senha da rede selecionada. Deixe o campo da senha em branco e selecione “opções avançadas”.

- Passo 07: Role para baixo até localizar a opção “Configurações de IP”.

- Passo 08: Selecione o “DHCP” para aparecer as opções de alteração. Então, em seguida, selecione em seguida “Estático”.

- Passo 09: Após selecionar a configuração de IP na opção “estático”, irão aparecer diversas informações logo abaixo de “Privacidade”. Guarde os números do “Endereço IP”, “Gateway” e “Tamanho do pref. de rede”. Será necessário repeti-los para tornar “clicável” o botão de salvar depois.

- Passo 10: Depois de guardar os números da imagem acima, preencha o DNS 1 e DNS 2 com os endereços que você deseja utilizar. Coloque os números que você salvou anteriormente nos outros campos (normalmente o celular já deixa os números ao fundo do campo para ajudar a lembrar). Após preencher tudo, selecione “Salvar”.
Dica: É recomendado que você escolha os servidores do Google ou do CloudFlare:
- Google – DNS (1) primário: 8.8.8.8 ; DNS (2) secundário: 8.8.4.4 ;
- CloudFlare – DNS (1) primário: 1.1.1.1 ; DNS (2) secundário: 1.0.0.1 ;

Pronto, agora você não terá mais problemas para acessar qualquer site que queira, além de não ter problemas com lentidão. Porém, caso isso não tenha ocorrido, o motivo da sua internet estar lenta ou parecer ter caído.
Como usar o DNS do Google no iPhone?
Para alterar o dns no iPhone é simples o processo também. Siga os passos:
- Passo 1: Vá em configurações, encontre a rede Wi-Fi que está conectado e clique sobre ela.

- Passo 2: O segundo passo é você clicar sobre o item de informações (i) da conexão Wi-Fi ativa.

- Passo 3: Role um pouco para baixo e encontre o menu Configurar DNS. Clique sobre o item.

- Passo 4: Agora, você marque a opção Manual (1). Desta forma será possível adicionar um servidor de DNS à sua conexão. Feito isso, vamos adicionar um novo servidor clicando sobre o item Adicionar Servidor (2). Adicione o servidor do Google digitando o endereço de IP 8.8.8.8. Feito isso, você pode excluir o servidor que estava pré-configurado, no nosso caso 192.168.1.1.

Pronto, agora você está com o servidor de DNS do Google funcionando em seu iPhone.
É seguro usar o DNS do Google?
Em geral, usar o serviço de DNS do Google pode ser uma boa opção porque pode ajudar a melhorar a velocidade e confiabilidade da sua conexão com a internet. Também pode fornecer uma camada adicional de segurança, já que os servidores de DNS do Google podem bloquear o acesso a sites maliciosos conhecidos. No entanto, é importante lembrar que usar o serviço de DNS do Google não oferece proteção completa contra todos os tipos de ameaças online. Para garantir a segurança do seu dispositivo e seus dados, é recomendável usar um software de segurança confiável e praticar boas práticas de navegação na internet.
Comentários
Postar um comentário