Toda mundo já enfrentou essa situação em algum momento: tentar realizar uma atividade no computador e perceber que o dispositivo já não é mais o mesmo de antes. O sistema operacional está lento, não oferece suporte completo às versões mais recentes do Windows e até mesmo abrir uma simples página na internet é uma tarefa dolorosa.
A maioria das pessoas opta por comprar um novo equipamento ou trocar alguns componentes, como um SSD, para tentar acelerar o computador antigo. Embora essa seja uma boa opção em alguns casos, nem sempre resolve todos os problemas.
Se você não tem condições de comprar um novo computador agora, o que fazer? Conheça uma solução eficaz para deixar o seu computador antigo mais rápido e produtivo, permitindo que ele seja uma ferramenta de trabalho útil por mais algum tempo.
Quão antigo é o seu computador?
Para elaborar este conteúdo, usamos um pequeno computador com processador Atom x5-z8300, que é um processador quad-core de quase oito anos de idade, com 4GB de RAM DDR3 e 64GB de armazenamento eMMC. A leitura e gravação de dados neste armazenamento é bastante semelhante à de um HD.
Embora o Atom com 4GB seja insuficiente para as tarefas atuais, se você tiver um PC ainda mais modesto, não se preocupe, pois temos alguns projetos que podem ajudá-lo a transformar seu computador antigo em algo muito útil.
Seu computador antigo fica mais rápido com Linux!
Uma alternativa para prolongar a vida útil deste computador é instalar o sistema operacional Linux. Não se preocupe, no vídeo que acompanha este artigo, você será guiado por todo o processo. Além disso, mostraremos como instalar programas nele para que você possa trabalhar com documentos, estudar, programar, se divertir ou ouvir música, tudo isso sem custo adicional, sem precisar pagar licenças ou algo do tipo.
Usaremos um dos meus sistemas operacionais Linux preferidos, o Linux Mint, mais especificamente a versão XFCE. Se você não tem muita experiência com Linux, não se preocupe com as siglas. XFCE é uma interface de sistema que é adequada para computadores mais antigos e ainda faremos um ajuste para deixar o sistema ainda mais rápido.
Os usuários experientes do Linux podem se perguntar por que escolhemos o Linux Mint XFCE
O Linux Mint XFCE oferece um sistema estável, bonito, que qualquer pessoa consegue usar, especialmente se está acostumada com o Windows, com uma manutenção simples, fácil acesso a vários softwares diferentes, que qualquer um pode baixar sem conhecimento técnico.
Ainda que existam sistemas ainda mais leves, geralmente essa leveza vem junto com a necessidade de algum conhecimento técnico para instalar, configurar e manter, não é bem isso que a gente busca aqui.
Para conseguir instalar qualquer sistema operacional no seu computador, você vai precisar de um pendrive, neste caso, ele deve ter no mínimo 4 GB, além disso, durante o vídeo, você verá que é necessário passar o Linux Mint ao pendrive e o programa que utilizamos para isso é o Ventoy.
em vez de qualquer outro sistema. Embora seja possível usar sistemas operacionais muito compactos, como o TinyCore, estamos especialmente preocupados com aqueles que não têm muita experiência com o Linux.
Acompanhando todo o passo a passo do vídeo, você perceberá que instalar e usar o Linux Mint é muito fácil, deixa seu computador antigo mais rápido e ainda te dá acesso a basicamente os mesmos programas populares que você teria no Windows, tirando um ou outro bem específico.
ESTE É UM EXCELENTE VIDEO DO DIOLINUX. ASSISTA.
Comentários
Postar um comentário