O Debian é uma das distribuições Linux mais populares de todos os tempos, e agora ele tem um nova versão lançamento, O Debian 12 Bookworm – Existem muitos derivados que saíram do Debian, dos quais o mais popular é o Ubuntu.
A distribuição Debian Linux é amplamente usada por causa de seu gerenciamento de pacotes principal – APT, e é o formato do pacote .deb. Todo aplicativo, utilitário ou jogo do sistema no Debian é distribuído como um pacote. Você pode instalar esses pacotes no seu sistema usando APT ( automática ou manualmente ).
Sources.list ideal para o Debian 12 Bookworm
A sources.list é um arquivo de texto que contem os endereços dos servidores que contem os programas que você instala no seu sistema operacional, o seu repositório de programas.
OBS: Nunca adicione repositórios PPA ou qualquer outro repositório de terceiros no Debian.
”faça por sua conta e risco!”
Entenda os repositórios Debian de agora em diante.
main – Contêm apenas programas livres de código aberto e portanto recebe suporte da comunidade Debian.
contrib – Contêm programas de código aberto mas com dependências de código fechado.
non-free-firmware – Contêm drivers de código fechado e portanto a comunidade Debian não da suporte e nem se responsabiliza por seu uso, é por sua total conta e risco devido a comunidade não poder ler o código fonte e garantir que seu conteúdo não contenha códigos maliciosos.
non-free – Contem programas de código fechado e portanto a comunidade Debian não da suporte e nem se responsabiliza por seu uso, é por sua total conta e risco devido a comunidade não poder ler o código fonte e garantir que seu conteúdo não contenha códigos maliciosos.
bookworm-backports – Contêm programas livres e fechados em versões mais atuais, alternativa segura para quem precise de programas em versões mais atuais no Debian Stable.
Na imagem temos a nova sources.list original do Debian 12.
Comentários
Postar um comentário